segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Somos todos diferentes, mas todos somos iguais.

Nada justifica o abuso, o estupro ou qualquer outra forma de violência contra qualquer ser humano que esteja vivendo tranquilamente sua vida, sem afetar negativamente a vida de outras pessoas.

Em termos de retribuição, ou seja, se alguém faz algo errado, precisa sofrer as consequências (legais, sociais, etc.). Mas, fora isto, absolutamente nada justifica qualquer tipo de violência.

Conheço mulheres que passaram anos sendo abusadas pelos maridos, apanhando diariamente.

Tem gente que pergunta, "Como é que consegue ficar? Se fica é porque gosta, ou então já tinha ido embora."

Não é assim, não. Não gosta, não. Sim, existem sado e masoquistas, mas isto é outra história. O tópico aqui é a violência gratuita indesejável e inaceitável.

Fica, por quê? Esta pergunta tem diversas variáveis. Por medo. Por dependência. Pelos filhos. Por uma série de coisas. Mas isto não é importante. O que importa é que, novamente, nada justifica a violência.

Algumas conseguem fugir, e jamais voltam a ser pessoas funcionais. Outras conseguem fugir e vencem, mas não conseguem mais se relacionar. E outras conseguem renovar a vida, recomeçar.

Eu sei que alguns homens também sofrem deste tipo de situação, mas o número é exponencialmente inferior -- de qualquer jeito, também nada justifica "este tipo" de violência, física, mental, verbal, contra uma pessoa que confiou em outra ao ponto de viver junto e está sendo traída -- e que às vezes chega a afetar a prole.

Enfatizo "este tipo" de violência, porque existem muitos tipos de violência.

Tem um início. Acredito que somos resultado do ambiente onde vivemos e das escolhas que fazemos.

O "ambiente onde vivemos" é extremamente amplo. Pode incluir família, vizinhos, escola. Pode ser ridiculamente mínimo, como um orfanato, onde torna-se enorme devido à multiplicidade de pessoas que trabalham nele e passam a ser, por um breve período ou longos anos, a família, os vizinhos e a escola de uma pessoa.

As escolhas que fazemos podem ser influenciadas por diversos fatores existentes no ambiente onde vivemos -- ou não. É possível ocorrer a abstração completa de um ecossistema e tornar-se autossuficiente.

Tem-se tornado popular a ideia de "não basta ensinar as filhas como se vestir ou se portar, é necessário ensinar os filhos como respeitar".

<<É necessário educar corretamente cada ser humano.>>

Sendo que o "corretamente" varia muito, mas considero o senso comum da matéria: não à violência, não à discriminação, sim à paz, sim à diversidade.

Nisto já é possível "ler":
- Não ataque
- Não mate
- Não minta
- Não engane
- Não siga a turba ignara
- Não controle a vida alheia
- Não julgue
- Promova a felicidade
- Cuide da sua vida
- Lute pela verdade
- Compartilhe
- Sorria
- Ajude
- Viva
- Ame

E denuncie. Mesmo que seja anonimamente, denuncie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário